quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A história do processo de alfabetização

Estudos históricos mostram que a invenção da escrita se deu através da necessidade , em que o ser humano tinha em se comunicar uns com os outros . Devido a isso, foi criado um sistema de escrita cuja preocupação era decifrar e entender o código. Esses dois elementos (decifração e leitura) é chamado de alfabetização. Não adiantava em nada criar símbolos para registrar ou comunicar algo , era preciso ensinar como decifrar esses códigos.
Os registros históricos constatam  que desde a antiguidade , as pessoas aprendiam a decifrar esses códigos de forma natural, não era preciso que elas fossem aprendê-lo. Segundo Cagliari (1984), a curiosidade motiva o indivíduo em  querer aprender e a   ler para lidar com negócios, comércios  ou até mesmo para ler obras religiosas.
Nesse período, a Alfabetização não era praticada na escola, Quem sabia ler ensinava aos outros. As crianças eram ensinadas pelos pais ou por alguém que era contratado pela família. Com o processo de transição  da economia agrária para o urbano industrial, com o surgimento das industrias, a aprendizagem da leitura e da escrita seguiu outros rumos. Com  a produção de livros e com a invenção das máquinas o uso da escrita cresceu consideravelmente na sociedade.
Conforme Nucc (2001), através das mudanças que ocorreram  nos campos social-político e econômico em virtude das revolução industrial e francesa, as pessoas começaram a sentir a necessidade da comunicação por meio da escrita. Diante disso, a escola fica responsável pelo papel de educar às crianças a ler e a escrever.
Juntamente,com as novas formas de organização da sociedade os métodos se consolidaram e se desenvolveram atendendo as novas necessidades da educação existente.













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